de uma mãe fotógrafa

para mamães

Buscar
  • Paloma Schell

O vocabulário de uma sessão newborn

Algumas expressões são muito comuns entre os fotógrafos de recém-nascidos, pois fazem parte do nosso dia a dia e, se você já fotografou seu bebê com um profissional, já deve ter ouvido palavras como wrap, prop, stand, pufe, background, layer, blanket, etc., mas você sabe o que são e para que servem esses acessórios?

O newborn começou nos Estados Unidos e Austrália e essas palavras foram preservadas do seu idioma de origem, o inglês.


Agora vamos lá, conhecer esse vocabulário...


WRAP

Feito de malhas elásticas que envolvem o bebê e ajudam a mantê-lo na pose fetal, é um acessório essencial nos casos de bebês mais sensíveis, com sono leve ou cólicas, pois tem efeito calmante no recém-nascido, por isso, sempre que o fotógrafo percebe uma inquietação, cólicas ou sensibilidade do bebê, é normal que recorra ao wrap para deixá-lo relaxado e tranquilo.

Um bebê envolto pelo wrap se mantém tranquilo pois a pose, a pressão e os limites da malha, são similares as condições da vida intrauterina.



E fique tranquila, é confortável e seguro, e por isso é tão importante fazer o controle da temperatura e umidade do ar. Seria assunto para um outro post, mas já que estamos falando de wrap, é fundamental que você saiba disso para cobrar esse controle do seu fotógrafo.

O estúdio em uma sessão newborn não deve ser quente o tempo todo, precisa se manter aquecido enquanto o bebê estiver sem roupinha mas, quando enrolado pelo wrap, é importante que esteja em uma temperatura mais fresca. Além disso, a umidade deve estar controlada pois um ambiente muito seco, com umidade abaixo de 50%, pode fazer com que não se perceba a perda de líquidos do bebê através do suor que evapora rapidamente.

Os wraps também podem ser usados ao redor do bebê para conter os movimentos das pernas e braços, em poses mais soltas, já que costumam ficar agitados nessas condições.



PROP

São as caminhas, baldinhos, tinas, gamelas, enfim, são os suportes para posicionar o bebê.

Na verdade, tudo que usamos na sessão newborn são props se levarmos a tradução ao pé da letra mas, no Brasil, os props são mais relacionados a esses objetos.

Eles podem ser de madeira, metal, palha, fibra, etc. Precisam ter peso e tamanhos adequados e serem seguros ao bebê, além da questão estética, que faz toda a diferença nas fotos.



STAND / PUFE

Nas fotos em que o bebê fica sem roupinha em um fundo infinito ele estará posicionado em um Stand e as suas principais funções é manter as mantas esticadas e o bebê seguro. Dentro do Stand há um pufe que, em alguns casos, emite uma suave vibração que ajuda a relaxar o bebê.

As poses no pufe são as mais difíceis e nem todo bebê permitirá esses posicionamentos, então é importante não criar expectativas quanto a ele.


BACKDROP / LAYER / BLANKET

Backdrop é o nome em inglês para as mantas usadas sobre os stands, feitas dos mais variados tecidos ou fios: de malha lisa, com textura, elanca, tricot, linha, renda, etc. O importante é que tenham elasticidade e que sejam de materiais que não provoquem alergias na pele delicada do bebê.

Já os layers são como as "mantas" dos props e usamos para proteger o bebê da borda dos suportes e complementar a produção. Os materiais mais comuns são as lãs merino, lã penteada, tricot, flanelas e tecidos com texturas ou estampas delicadas.

Backdrop ou Layer, também são conhecidos como blanket e, em resumo, são os acessórios de tecido ou lã que ficam abaixo do bebê.

Agora que você já conhece a nossa linguagem, pode conversar com seu fotógrafo sobre as suas expectativas para o ensaio sem ficar perdida no vocabulário.


Texto e fotos: Paloma Schell copyright®


Estão gostando do conteúdo do blog? Se quiser deixar sugestões para os próximos posts ou dar seu feedback, é só deixar um comentário abaixo.

Vou adorar sua participação!

Um beijo,

Paloma Schell

142 visualizações

me acompanhe no instagram

fale comigo

Whatsapp +55 (48) 99900-6190

ou preencha o formulário.

comercial@palomaschell.com

Jurerê | Florianópolis | SC